PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica desenvolvida na Trampolim respeita os seguintes fundamentos norteadores:

I -a socialização e enriquecimento de experiências que facilitam a adaptação da criança à Escola;

II – ajudar a criança a compreender o ambiente em que vive;

III- propiciar à criança a aquisição de conhecimentos que permitam a comunicação com o meio ambiente;

IV- estimular a criança a realizar tudo o que estiver dentro de suas possibilidades, a fim de obter a necessária segurança e independência;

V- proporcionar à criança oportunidade de desenvolver suas aptidões e habilidades, atendendo aos diferentes estágios do seu desenvolvimento;

VI-conhecer e respeitar os participantes diretos de seu processo de formação: colegas, professores, supervisores, diretores e demais funcionários da escola.

Educação Alimentar

Muitos dos hábitos alimentares praticados durante a vida toda são adquiridos durante a infância, por isso, vimos a necessidade de promover a importância da alimentação saudável desde cedo. A escola é um ambiente em que as crianças aprendem e desenvolvem conhecimentos e habilidades, tornando-se assim, o local ideal para promover e incentivar hábitos saudáveis.

Nossa nutricionista, ao fazer suas intervenções, mostra para as crianças como uma alimentação equilibrada traz benefícios e torna isto um hábito. As crianças passam a levar estes costumes para além do ambiente escolar e passam a praticá-los também em casa, levando receitas e bons conselhos! E automaticamente os pais acabam também aderindo à alimentação saudável!

Todos os nossos cardápios são nutricionalmente balanceados e preparados dentro da nossa Escola com alimentos frescos e saudáveis. Os momentos de alimentação são realizados em grupo, favorecendo a socialização e autonomia e incentivando a experimentação de novos sabores. Todo esse trabalho e feito com muito carinho, visando a saúde das crianças e contribuindo de forma positiva para a alimentação de toda família.

NATUREZA

Promover a educação ambiental de maneira criativa e divertida é um dos nossos objetivos para tornar a aprendizagem significativa!

HORTA ORGÂNICA E POMAR

As nossas crianças participam ativamente da nossa horta! Elas plantam, cuidam, colhem e comem! O contato com a natureza na escola é fundamental para os pequenos. Os benefícios que uma horta pode trazer para as crianças não se limitam apenas à área acadêmica, já que elas se tornam mais sociáveis.

CONTATO COM OS ANIMAIS

Brincar em meio à natureza fornece uma outra perspectiva do mundo às crianças, o que aprimora a percepção espacial e sensorial. Além disso, também promove uma sensação de liberdade que os pequenos tanto adoram.

Ter um contato próximo com os animais também é primordial nesse sentido. Os animais demonstram mais amor do que podemos imaginar, e todo esse afeto faz muito bem para os pequenos, que aprendem a respeitá-los e respeitar seu habitat. Ainda, as crianças começam a entender que possuem uma responsabilidade em relação à natureza, aprendendo a protegê-la.